Receitas

Pão de Beijo

 

Ingredientes:

– 4 mandioquinhas cozidas e amassadas;

– 1 copo de polvilho doce;

– 2 copos de polvilho azedo;

– 1/4 copo de semente de chia

– 1/4 copo de óleo girassol ou coco;

– 1 copo de água morna;

– 1 colher chá de cúrcuma pó

– Sal a gosto

 

Modo de preparo:

Misture os ingredientes secos em uma bacia. Misture a água com o sal e azeite, e vá acrescentando aos poucos enquanto mistura aos outros ingredientes. Misture a mandioquinha à massa até ficar bem homogênea e desgrudando das mãos, e faça as bolinhas. Você pode congelar, ou então assar na hora. Preaqueça o forno por uns 10 minutinhos à 180ºC e depois asse por 25 minutos ou até dourar.

 

 

Hómus rosa
por Bela Gil

 

Ingredientes:

2 beterrabas médias
1 xícara de grão de bico (de molho por 8 horas)
⅓ xícara de tahine
1 dente de alho
suco de 1 limão
sal marinho a gosto
azeite extra virgem a gosto
cuminho em pó (opcional)

 

Modo de preparo:

1. Coloque o grão de bico para cozinhar na panela de pressão por 30 minutos

2. Corte a beterraba em pedaços médios e cozinhe por 10 minutos na água fervente ou no vapor.

3. Coloqueo grão de bico, a beterraba e o restante dos ingredientes no processador ou liquidificador e bata até obter uma pasta grossa e homogênea (adicionando o quanto de azeite achar necessário).

 

 

Molho Tailandês

Por Jamie Oliver

 

Ingredientes: 

1 maço de coentro

1 pimenta chilli (sem o cabo e cortada ao meio)

1 pedaço de gengibre sem casca

1 dente de alho sem casca

Azeite de oliva

2 colheres (sopa) de molho shoyu (molho de soja)

Raspas de dois limões

Suco de 1 limão e meio

3 colheres (sopa) cheias de pasta de amendoim orgânico

Água

 

 Modo de preparo:

Dentro do processador coloque um terço do maço de coentro, sem retirar o talo, e adicione a pimenta chilli. Corte o gengibre em tiras e junte com os outros ingredientes incluindo um dente de alho, azeite, o molho shoyu, as raspas do limão e o suco.

Para finalizar, acrescente pasta de amendoim e misture. Depois, acrescente um pouco de água e volte a misturar. Para servir, coloque o molho em uma tigela com uma colher e um pouco de azeite. Enfeite com uma folha de coentro.

 

 

Crostini de cogumelos com avocado

Por Jana Favato

 

Ingredientes:

1 pão italiano tipo baguete

300g Cogumelos Paris frescos (ou outro à sua escolha)

1 colher chá de ghee ou manteiga

3 dentes alho

Pimenta vermelha a gosto

Punhado de salsa picada fino

1 abacate avocado

1 cebola pequena cortada em cubinhos pequenos

Punhado de coentro picado fino

Suco de ½ Limão

Sal a gosto

Azeite a gosto

Pimenta do reino moída na hora

 

 Modo de preparo:

Aqueça o grill. Corte o pão pedaços de 2cm para fazer pequenas torradas. Corte ao meio 2 dentes de alho e passe sobre as torradas. Coloque-as no grill por 7 minutos ou até que fiquem bem tostadas, mas sem queimar.

Corte os cogumelos e refogue-os na manteiga mexendo de vez em quando. Após a água secar adicione o alho, sal e a pimenta vermelha mexa e deixe cozinhar por 1 minuto. Prove e ajuste o sabor. Desligue o fogo e coloque a salsa e metade do suco do limão.

Faça a pasta de abacate. Corte-os ao meio, retire a polpa com uma colher e com um garfo amasse-os.  Misture à cebola e ao restante do limão e um fio generoso de azeite.

Monte seus Crostinis. Passe a pasta de abacate sobre as torradas e em cima coloque um punhado de cogumelos. Borrife azeite e a pimenta do reino.  Rende 8.

 

 

Curry (Masala) de Couve-Flor

Fonte: Livro Segunda Sem Carne – MFM Meat Free Monday

 

Ingredientes:

1 colher (chá) cheia de sementes de cominho ou em pó

1 colher (chá) cheia de sementes de coentro

2 colheres (sopa) de óleo de girassol

1 cebola fatiada

2 dentes de alho amassados

1 colher (sopa) de gengibre fresco ralado

1 pimenta dedo de moça, sem sementes e picada

½ colher (chá) de cúrcuma em pó

4 batatas médias, descascadas e cortadas em pedaços

400ml de leite de coco

500ml de caldo de legumes

230g de tomate pelado em conserva

½ couve-flor separada em buquês

1 punhado de vagem cortada em pedaços de 4 cm

 

Modo de preparo:

Em uma panela pequena em fogo médio, aqueça as sementes de cominho e de coentro e torre-as por 1 minuto até soltarem seu aroma. Amasse ligeiramente com o pilão. Numa frigideira grande, aqueça o azeite e frite a cebola em fogo médio até que fique macia, mas não corada. Junte o alho, o gengibre, a pimenta e as especiarias e cozinhe por 1 minuto.

Acrescente a batata e mexa bem para que fique envolvida pelos temperos. Adicione o leite de coco, o caldo e o tomate e espere ferver. Reduza o fogo e cozinhe por 5 minutos. Adicione a couve-flor, tampe e continue o cozimento em fogo baixo por mais 20 minutos, até os legumes ficarem macios e o molho ligeiramente encorpado. Acrescente a vagem e cozinhe por mais 2-3 minutos. Tempere com sal e pimenta a gosto, decore com as folhas de coentro e sirva com arroz integral. Serve 4.

 

 

Picles de couve-flor

Fonte: Livro Segunda Sem Carne – MFM Meat Free Monday

Coloque 2 colheres (sopa) de óleo de girassol numa frigideira e aqueça em fogo médio. Junte 1 colher (chá) de sementes de mostarda pequenos e frite por 3-4 minutos, mexendo de vez em quando. Acrescente ½ colher (chá) de pimenta calabresa em flocos e ½ colher (chá) de cúrcuma em pó e continue fritando por mais 2-3 minutos ou até a couve-flor estar macia e ser furada com um garfo. Retire do fogo e junte ½ colher (chá) de sementes de feno grego torradas, 1 colher (chá) de sal e 1 colher (sopa) de suco de limão. Despeje em vidros esterilizados e feche bem.

 

 

Quiche de Alho-Poró com massa saudável 

Receita adaptada do Livro Segunda Sem Carne – MFM Meat Free Monday

 

Para a massa integral:

1 xícara de aveia

1 xícara de farinha de trigo integral ou de arroz integral

1 xícara de farinha de banana verde

100g de linhaça

1 xícara de água morna

3/4 xícara de azeite (ou óleo de coco)

1 colher (café) de sal marinho

Misture as farinhas, depois o óleo, a água e o sal. Não amasse muito, mexa até que estejam homogêneos e forme uma bola. Abra com um rolo em uma superfície com trigo polvilhado.

 

Para o Recheio:

20g de azeite ou ghee

2 alhos-porós em fatias finas

1 colher (chá) de curry em pó

6 ovos orgânicos

700ml de iogurte

100g de queijo de cabra ou frescal esmigalhado

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

 

Modo de preparo:

Forre uma fôrma para torta de 25cm de diâmetro com a massa. Cubra com papel-manteiga, coloque 3-4 punhados de feijão cru e asse por 25 minutos, forno pré-aquecido a 180ºC. Retire do forno, elimine o feijão e o papel e reserve.

Derreta o azeite ou ghee numa panela, adicione o alho-poró e tempere com o curry, sal e pimenta a gosto. Cozinhe até ficar macio, mas não corado. Numa tigela grande, quebre os ovos e bata ligeiramente. Acrescente o iogurte, sal e pimenta a gosto e volte a bater. Adicione o queijo e mexa.

Espalhe o alho-poró na massa pré-assada, despeje por cima a mistura de ovo e asse por 35-45 minutos, até o recheio firmar, mas que esteja ainda ligeiramente macio no centro. Serve 4

 

 

Salada Mexicana de Feijão

Fonte: Livro Segunda Sem Carne – MFM Meat Free Monday

Numa panela, aqueça 75g de feijão-preto cozido e misture com 3 colheres (sopa) de azeite de oliva e 1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto. Deixe esfriar e junte ½ pimentão vermelho em cubinhos, 1 tomate em cubinhos, 1 dente de alho amassado, ½ cebola roxa em fatias finas e 2 colheres (sopa) de salsa picada. Misture bem e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Serve 2

 

 

Couscous de Batata Doce

Fonte: Livro Segunda Sem Carne – MFM, Meat Free Monday

Esse prato é do norte da África, onde o zattar (um mix de especiarias) é muito usado. O couscous integral ganha do branco em sabor e fibras, além de ser ligeiramente mais rico em nutrientes, e faz uma combinação perfeita com batata-doce.

 

Ingredientes: 

3 batatas-doces pequenas

4 colheres (sopa) de azeite de oliva

2 colehres (sopa) de sementes de abóbora

150g de couscous integral gigante

500ml de caldo de legumes light ou de água

1 punhado de uva-passa, de preferência orgânico

1 colher (chá) cheia de zattar

50g de pistache sem sal picado

 

PARA SERVIR

1 limão-siciliano

2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem

2 colheres (sopa) de coentro picado

2 colheres (sopa) de salsa picada

1 colher (sopa) de hortelã picada

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

 

 Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 200ºC.

Escove bem as batatas-doces, lave e corte cada uma em 6 gomos. Coloque-os numa assadeira, regue com 2 colheres (sopa) de azeite, tempere com sal e pimenta e asse por 20-25 minutos ou até que a batata-doce fique macia e comece a dourar nas bordas. Nos últimos 5 minutos de cozimento, junte as sementes de abóbora.

Enquanto a batata-doce assa, prepare o couscous. Numa frigideira grande, aqueça 2 colheres (sopa) de azeite e frite o couscous por 2-3 minutos em fogo baixo, até que comece a dourar. Adicione metade do caldo e cozinhe por 15 minutos, mexendo algumas vezes, até que o líquido tenha sido absorvido e o couscous esteja macio. Vá acrescentando o restante do caldo aos poucos, quando necessário. Junte a uva-passa, o zattar, o pistache e tempere com sal e pimenta. Deixe esfriar ligeiramente.

Tire a batata-doce do forno e regue com o suco de ½ limão e o azeite extravirgem. Misture o couscous, a batata-doce e as ervas picadas e sirva com gomos de limão. Serve 4.